Verão começou nesta segunda-feira (21); Saiba como será


Nesta segunda-feira (21), às 7h02 começou o verão e segue até às 6h38 de 20 de março de 2021. A estação será um pouco diferente das outras, marcada pela pandemia e consequentemente com a preocupação acerca da lotação das praias e ausência de cuidados com a disseminação do Covid-19, já que com as altas temperaturas vem também a dificuldade da utilização da máscara, que segue sendo a principal ferramenta de proteção ao Coronavírus, junto com o distanciamento social.

Típicas chuvas de verão e calor

Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (Labclima Univali), este verão estará sob a influência da La Niña, que traz para a região sul do Brasil estações mais frescas e com chuva mal distribuída.


A previsão é de chuva dentro da normalidade para os próximos três meses – janeiro a março – e temperatura entre 21 e 29ºC. O mês de janeiro promete ser o mais chuvoso, com volumes acima de 230 milímetros.

As chuvas mais significativas no trimestre em SC, normalmente ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa, associados a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), sobretudo no Oeste e Meio Oeste. A previsão é de temperatura próxima a média climatológica em SC, calor típico da estação – podendo passar dos 30ºC em alguns períodos. Porém, em dezembro, ainda podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019