Veja quem foi o primeiro a ser vacinado contra Covid-19 em Santa Catarina




A primeira dose da vacina contra o coronavírus foi aplicada em Santa Catarina nesta segunda-feira (18). O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, 55 anos, morador de Florianópolis, foi o primeiro a receber a vacina em solo catarinense às 17h35min. Ele trabalha há 28 anos no Hospital Celso Ramos, na Capital, e representou no ato simbólico os profissionais de saúde que batalham na linha de frente contra o coronavírus.


O início da vacinação ocorreu no Auditório do Instituto de Cardiologia do Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis. O momento histórico marcou o início da imunização contra a doença que já matou quase 6 mil pessoas no Estado.


Depois de Júlio, o governo do Estado vacinou mais dois representantes dos grupos prioritários que integram a fase 1 do plano de imunização. Kerexu Yxapyry, gestora ambiental e liderança da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, representou a população indígena, enquanto João de Jesus Cardoso, 81 anos, representou os idosos que residem em instituições de longa permanência. João é morador de São José.


O início oficial da campanha de vacinação contra a covid-19 em Santa Catarina será nesta terça-feira, quando os municípios começarão a receber as doses enviadas pelo governo estadual. SC recebeu 144 mil doses da CoronaVac por volta do meio-dia desta segunda, como parte do primeiro lote de 6 milhões de doses repartidas pelo Ministério da Saúde entre todos os estados.


Por Jean Laurindo Por Lucas Paraizo


whatscamboriu.png