Banner - Vem K - 1040x250.jpg

Vídeo - queda de meteoro é registrada no céu de Florianópolis; assista

Segundo especialista, trata-se de um fragmento de cometa do tamanho de um punho



A câmera de um projeto de observação em Florianópolis flagrou nesta quarta-feira (26) à noite uma queda de meteoro na região. O registro foi feito por volta das 19h42min, com o meteoro sobre o oceano à sudeste de Florianópolis.



Segundo o astrônomo Silvino de Souza, trata-se de um fragmento de cometa geralmente chamado de “bólido”. São meteoros brilhantes que têm o tamanho parecido com um punho humano. Ao entrar na atmosfera em grande velocidade, eles queimam e raramente chegam a cair no solo.

🟠 ATENÇÃO | Vídeo mostra meteoro que foi registrado na noite desta quarta-feira (26) em Florianópolis-SC. Vídeo de Thiago Paes / BRAMON. pic.twitter.com/sD5HqSce0G — Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) August 26, 2020


- São fragmentos deixados durante a passagem do cometa pelo interior do sistema solar. Esse que está ocorrendo agora é de uma chuva de meteoros que teve o pico em 13 de agosto, mas alguns ainda podem ser vistos.


O cometa é uma bola de neve suja, é o que sobrou do sistema solar. Como estão muito distantes, ao se aproximar do sol eles vão vaporizando e deixando um rastro de fragmentos. A Terra cruza esse rastro de detritos e eles vão caindo - explica o astrônomo.



Essas chuvas de meteoros ocorrem praticamente o ano inteiro, mas nem sempre são visíveis a olho nu. Nesse caso da imagem flagrada em Florianópolis, é possível ver claramente o rastro de luz durante os poucos segundos em que o fragmento de cometa queima no céu até sumir.


Segundo Silvino, uma nova chuva de meteoros poderá ser vista em outubro em Santa Catarina, com o pico previsto para o dia 22.


Foto: Reprodução / Thiago Paes / Bramon

Por Lucas Paraizo



3254 05 - WEB BANNER - CALEBE - 960X960