Vídeo - Grupo de orcas na Ilha do Xavier em Florianópolis




Um grupo de aproximadamente 10 orcas surgiu no mar em Florianópolis nesta quinta-feira (29) e surpreendeu pescadores. O registro em vídeo foi feito por Eduardo Pavão, que no momento pescava com amigos nas proximidades da Ilha do Xavier.


— Nós vimos o cardume de orcas passando e decidimos chegar mais perto. Eram muitas. Devia ter umas 10 ou 15 delas. Depois de um tempo elas passaram a nos acompanhar e também a nadar em volta do barco. Elas eram grandes, algumas do tamanho da própria lancha — conta Eduardo.


Um grupo de orcas chegou bem perto do barco e outro estava mais afastado. 

Apesar de serem chamadas de baleias, essa espécie é da mesma família dos golfinhos e pertencem a ordem dos Cetáceos. Segundo o oceanólogo Emanuel Ferreira, as orcas podem ser avistadas em praticamente todos os oceanos do planeta. 


— Nos últimos 5 anos não tivemos registros de encalhes na costa de SC, mas todos os anos temos o relato de registros de animais vivos passando pela costa e em nossa região — registra.



No fim do ano passado, três orcas foram avistadas por mergulhadores que navegavam em uma embarcação entre Bombinhas e a Ilha do Arvoredo. O registro também foi feito em vídeo.


Por Carolina Fernandes




Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019