UPA das Nações já está atendendo a comunidade 24h por dia



Foi entregue à comunidade nesta segunda-feira (03) um importante equipamento para a saúde de Balneário Camboriú: a Unidade de Pronto Atendimento 24h Olávio Mafra Cardoso, no Bairro das Nações  (UPA das Nações). A entrega à comunidade se deu às 19h.


“Este é um grande momento. Uma entrega como esta, que impacta positivamente a vida do cidadão numa questão sempre delicada e urgente como é a saúde, é que faz valer todo esforço que empreendemos no serviço público.


É um momento de vitória diante de inúmeras dificuldades. Esta unidade apresentava problemas estruturais e burocráticos graves que tiveram que ser vencidos, as adaptações necessárias feitas, e, agora, devidamente aprovadas pela vigilância sanitária, estamos entregando este tão esperado equipamento, refeito com zelo e capricho.


Peço a dedicação dos profissionais desta unidade que darão, tenho certeza, o melhor atendimento 24h possível a nossa população, aos visitantes que, por acaso, necessitem, e a todos que os procurem. Todos os graves problemas estruturais que havia na UPA foram resolvidos e a obra entregue tem alto padrão. Todos estão de parabéns”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.


O prefeito salientou ainda que, de fato, esta unidade fará jus às reivindicações justas da comunidade, que precisava deste instrumento de saúde aberto e com foco na excelência dos serviços prestados à população.


Durante a cerimônia de entrega à comunidade foi homenageada a família do farmacêutico Olávio Mafra Cardoso, o mais antigo farmacêutico da cidade, que dá nome ao novo pronto atendimento de Balneário Camboriú. A presidente da Associação de Moradores do Bairro das Nações, Marisa Strebe, falou em nome da comunidade saudando o novo e esperado espaço dedicado à saúde dos cidadãos, elogiando a qualidade da unidade. 


Com 80 funcionários e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, a esperada UPA das Nações oferece exames de raio-x, eletrocardiograma e laboratório 24 horas. A equipe de profissionais conta com dois médicos clínicos gerais por turno atendendo 24 horas por dia, assim como médico pediatra e enfermeiros no mesmo regime.


Serão 4 enfermeiros por turno e oito técnicos de enfermagem durante o dia, e sete à noite. O custo mensal da unidade será de aproximadamente R$ 900 mil. O repasse do Governo Federal para o custeio da UPA 24hs das Nações, será de cerca de R$130 mil/mês. O restante será bancado pelo Fundo Municipal de Saúde.


Iniciada em 2013, a obra apresentou diversas irregularidades constatadas pela Vigilância Sanitária Estadual na fase de construção, o que impediu sua abertura ainda em 2016. A unidade teve que ser totalmente reformada para se adaptar as normativas exigidas. 


“O prédio não atendia as exigências técnicas do Ministério da Saúde e quase tudo teve que ser reprojetado, aprovado e, por fim, reconstruído”, informou a secretária de saúde Andressa Hadad. “Agora está tudo perfeitamente adequado e a população terá mais esta porta aberta para a saúde de nossa cidade”, completou. 


Primeiro atendimento


Logo após o descerramento da fita inaugural, a UPA das Nações começou a funcionar plenamente. Davi, de apenas nove meses, foi o primeiro paciente atendido. Segundo a Secretaria de Saúde, é importante frisar que a unidade segue as normas estabelecidas pela classificação de risco - uma ferramenta voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. 


“O paciente que chega em qualquer unidade de emergência e urgência passa primeiro pela classificação de risco (que apontam os sintomas), e com isso ele recebe uma classificação que vai da cor verde à vermelha.


Os pacientes na cor verde e azul são considerados de baixa prioridade, e que precisam, especialmente, procurar as Unidades Básicas que atendem até as 22h no Município. A classificação amarela (que pode se tornar vemelha, ou seja, apresentar risco de morte), já coloca o paciente para o atendimento rapidamente. Seguem essa mesma prioridade os atendimentos via ambulância”, salienta a secretária de Saúde.


Inauguração


Entre autoridades, convidados, imprensa, profissionais de saúde e comunidade presentes, fizeram uso da palavra na cerimônia de entrega da UPA 24h, além dos já citados, o presidente da Câmara de Vereadores, Omar Tomalih, o vice-prefeito Carlos Humberto Metzner Silva, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Joceli Nazari. 


A Unidade de Pronto Atendimento 24h Olávio Mafra Cardoso funciona na Rua Israel, nº 205, Bairro das Nações, telefone 3267-7136. 

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019