3321-04-CALEBE-CAMBORIU-NOTICIAS-900x150.jpg

Rio Canudos descarrega matéria orgânica no mar em Estaleiro



A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclarece que o trajeto do Rio Canudos acumula grande quantidade de material orgânico da bacia hidrográfica, o que causa a formação de um lodo no fundo com coloração escura, resultado da decomposição de matéria orgânica, tais como restos de vegetação, algas, animais aquáticos mortos, dentre outros.


Com a forte estiagem, esse material fica mais concentrado e, consequentemente, escuro e fétido, ficando represado em sua foz, que abre para o mar somente em eventos de chuva forte, ou elevação da maré, como as que ocorreram na sexta-feira (5).



A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e EMASA tem feito vistorias nas residências pelo projeto Águas Limpas, para coibir a deposição irregular de esgoto. Neste ponto, é muito importante a conscientização da população de que deve fazer o tratamento correto de seu efluente com tratamento anaeróbio e a manutenção de suas fossas para evitar vazamentos.


A EMASA trabalha intensivamente para levar a rede de esgoto a região das Praias Agrestes, mas, enquanto não há a cobertura total, o tratamento é da responsabilidade individual e cada morador deve fazê-lo de forma correta.


"Além de toda fiscalização, contamos com a colaboração dos moradores da região, depositando esgoto de forma adequada e denunciando quando souber de algum comércio ou residência que esteja cometendo irregularidades", finaliza a Secretária de Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lensi.




whatscamboriu.png
3319 - 10 - WEB BANNER - CALEBE - 960x960.jpg