Primeiro centenário de nascimento do ex-prefeito de Camboriú, Amadio Dalago

O ex-prefeito de Camboriú Amadio Dalago, nasceu no dia 05 de março de 1921. Nesta sexta-feira, é comemorado o primeiro centenário do seu nascimento. Dalago nasceu na localidade de Limeira, em Camboriú, casou-se com Judith Rocha com quem formou uma grande família, quatro filhos: Alcioni Dalago, Jucélia Dalago Muller, Jusnélia Dalago Vitorino e Regina Maria Dalago; seis netos: Amadio, Juliano, Paulo Henrique, Roberta, Fernanda e Tiago, e sete bisnetos.

Amadio Dalago dedicou sua vida profissional à política e ao comércio. Herdou do pai a vocação política. Em 1950, se candidatou pela primeira vez à Câmara de Vereadores de Camboriú e venceu as eleições. Dalago teve uma atuação muito forte na política e foi eleito vereador por três legislaturas e prefeito por três mandatos, sendo o primeiro em 1961. Ele atuou por 32 anos na vida pública.

Foi considerado um prefeito dedicado, honesto, sério e muito querido pela população. Esses atributos estão descritos no romance bibliográfico “O Semeador – Vida e obra de um Vencedor", no trecho em que autor, Gilberto Américo Meirinho, recorda a atuação política de Dalago.


>Instituto Butantan está desenvolvendo soro para tratar e curar pessoas com Covid-19


A Câmara de Vereadores de Camboriú criou, em 2019, o Prêmio Mérito Amadio Dalago – dedicado a homenagear protagonistas da história do Município. No mesmo ano, foi realizada uma sessão solene que homenageou, pela primeira vez, 15 cidadãos da cidade. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Olegário, será realizada uma homenagem, in memoriam, pelo centenário do ex-prefeito, na próxima sessão da Câmara, terça-feira, dia 9.


O ex-prefeito faleceu no dia 20 de setembro de 1987, com 67 anos, vítima de câncer.



Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2014