Praias fechadas e aulas presenciais suspensas a partir desta sexta-feira em Itajaí

No fim da tarde desta quinta-feira (25), a prefeitura de Itajaí emitiu um decreto que estabelece novas restrições para conter o avanço dos casos de Covid-19. As regras, que começam a valer à 0h de sexta-feira, incluem praias fechadas e aulas presenciais suspensas.

O decreto também estabelece movimentação de no máximo 25% da capacidade em todo o comércio - inclusive em shoppings e supermercados. A prova de roupas e calçados está proibida.


>Bolsonaro questiona máscara e isolamento no dia mais letal da covid-19


A limitação a 25% da capacidade também vale para bares, restaurantes, academias e igrejas. O atendimento ao público na prefeitura está suspenso em quase todos os setores, com exceção das atividades essenciais como postos de saúde, Vigilância Sanitária e Defesa Civil.



As medidas foram anunciadas pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB) no momento em que o Hospital Marieta Konder Bornhausen, referência na região, alcançou 95,71% de ocupação dos leitos de UTI. No início da noite desta quinta-feira (25), havia apenas três vagas disponíveis. Itajaí tem 16,2 mil diagnósticos de Covid-19 confirmados, com 1.139 casos ativos.


>Governador deverá decretar lockdown total em Santa Catarina


As regras são válidas por 15 dias, até 12 de março, para a maioria das atividades. As aulas presenciais permanecerão suspensas até 14 de março.


Regras regionais


Durante a tarde, prefeitos das 11 cidades que integram a Associação dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (Amfri) se reuniram virtualmente para definir ações em conjunto. Segundo o presidente, o prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, os municípios avaliam medidas restritivas a serem implementadas. Ele afastou a possibilidade de fechamento total de atividades.


O que diz o decreto em Itajaí


Academias e áreas afins: Funcionamento permitido das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação.


Mercados, mercearias e supermercados: Ocupação limitada a 25%, sem restrição de horário de funcionamento.


Bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, conveniências, foodpark e demais atividades: Funcionamento permitido das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação. Serviços de delivery permitidos sem restrição. Está proibida a permanência de pessoas em pé, exceto em filas e para acesso a banheiros, e de aglomerações em frente aos estabelecimentos.



Shopping: Funcionamento permitido das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação.


Comércio em geral: Funcionamento permitido das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação. Proibição do uso de provadores.


Transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros: Atividade permitida com 50% da capacidade de passageiros sentados do veículo.


Cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, eventos, shows e espetáculos: Proibido o funcionamento até 12 de março.


>Balneário Camboriú terá vacinação de idosos de 80 anos ou mais nas unidades de saúde e em drive-thru


Eventos sociais (casamentos, aniversários, etc) e coorporativos (congressos, palestras, etc): Permitido o funcionamento das 6h às 22h com máximo de 25% de ocupação. Eventos como feiras, exposições e leilões estão proibidos até 12 de março.


Atividades esportivas coletivas: Suspensa qualquer prática amadora de atividade esportiva coletiva em áreas públicas ou privadas (inclusive condomínios) até 12 de março.


Academias ao ar livre, playgrounds, parques, praças, clubes sociais e afins: Acessos suspensos até 12 de março.


Praias, rios, calçadões e pontos turísticos: Proibido o acesso, trânsito e permanência de pessoas. Também está proibida a permanência de comerciantes ambulantes e serviços de alimentação nestes locais.



Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2014