Praia central de Balneário Camboriú amanhece com manchas escuras

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente local, trata-se de uma nova arribada de microalgas e briozoários

Neste sábado de Carnaval a praia central de Balneário Camboriú, amanheceu com manchas escuras . Segundo a Secretaria de Meio Ambiente local, trata-se de uma nova arribada de microalgas e briozoários – organismos que formam colônias e são carregados pelas ondas, especialmente no verão.


>Bolsonaro e esposa em São Francisco do Sul neste sábado


Desta vez, o fenômeno se concentra especialmente no Pontal Norte.


As equipes de limpeza foram mobilizadas para o recolhimento do material que chegou à faixa de areia.

- As equipes da Ambiental trabalham dia e noite, mas nem sempre conseguem tirar tudo antes das 9h, que é o limite de horário para os caminhões transitarem na praia – disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi.


>Justiça proíbe carnaval com trio elétrico em Balneário Camboriú


Apesar da aparência e do mau cheiro que podem exalar devido ao processo de decomposição, as microalgas e briozoários não são considerados um risco à saúde. O fenômeno foi alvo de um recente trabalho de pesquisa que levou dois anos, coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).


>Presidente Bolsonaro chega em São Francisco do Sul - SC


A conclusão indica que as arribadas são o resultado de uma combinação entre as características geográficas da Praia Central e condições ideais de temperatura, luminosidade, movimento das ondas e oferta de nutrientes disponíveis na água.


Por Dagmara Spautz


whatscamboriu.png