Posithividades lança produtos para facilitar a vida de quem vive com HIV

Por Tiago Ghidotti


Projeto de apoio às pessoas que vivem com o HIV, o Posithividades acaba de lançar dois produtos para contribuir para que mais e mais pessoas tornem-se indetectáveis. Isso ocorre por meio da adesão ao tratamento médico concedido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Uma pessoa que vive com HIV e está com carga viral abaixo do limite de análise é considerada indetectável. E essa mesma pessoa estando há 6 meses indetectável ela é intransmissível, ou seja, não transmite o vírus via sexual e evita doenças oportunistas.

O primeiro produto é o CDJ, uma uma espécie de planejamento de medicamentos que serve para pessoas que tomam medicação controlada. Este produto foi pensado na dificuldade das pessoas vivendo com HIV na adesão ao tratamento. Criador do projeto, o administrador Lucian Ambrós conta que diversas pessoas que o procuram possuem justamente essa dificuldade de tomar a medicação necessária para o controle do vírus. Por isso, desenvolveu um adesivo para colar na embalagem dos remédios, evitando que se molhe ou danifique os comprimidos.

Posithividades lança produtos para facilitar a vida de quem vive com HIV

O rótulo vem com 30 espaços onde a pessoa anota manualmente cada dia que tomou evitando ou o esquecimento ou que se tome repetidamente o comprimido. Ao chegar próximo ao final, o próprio rótulo já tem um sinalizador em bolinhas vermelhas. “O mais legal é que este produto pode ser utilizado diversas vezes já que é um material de alta qualidade e reutilizável, simula um min calendário”, explica.

whatscamboriu.png