Policiais salvam bebê engasgado em Balneário Camboriú



Um bebê de 12 dias foi salvo por policiais militares após se engasgar com o leite materno em Balneário Camboriú. O fato ocorreu neste domingo (31), por volta das 22h, quando uma guarnição da PM, que estava em patrulhamento na Avenida Marginal Leste, foi abordada por uma família pedindo socorro.



Os pais informaram que o bebê estava engasgado, sem respirar. Ao pegar a criança, os policiais iniciaram a manobra para desobstruir as vias aéreas, ao mesmo tempo em que correram com a viatura em direção à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Das Nações.

Felizmente, durante o trajeto, os policiais conseguiram desengasgar o bebê, que voltou a respirar. Mesmo assim ele foi levado à UPA e após passar por atendimento médico pôde voltar para casa com a família.


O que fazer quando um bebê engasgar


A primeira ação diante de uma criança engasgada é acionar o socorro. Enquanto uma viatura é enviada ao local da ocorrência, socorristas irão orientar a família sobre como proceder as manobras de primeiros-socorros por telefone. O Corpo de Bombeiros orienta como agir em caso de engasgamento com bebês (manobra de tapotagem).



– Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;


– Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;


– As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;


– Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;


– Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;


– O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.


Por DanielNogueira

WhatsApp Image 2021-02-27 at 15.08.36.jp

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2014