Oceanic Aquarium apresenta a Semana da Lontra em alusão às datas comemorativas da espécie

Por Ana Círico


Parceria com o Projeto Lontra também marca a semana de atividades especiais


Você conhece o Geam Miguel e o Carlos Daniel? São nossas lontras que vieram do Pará, após serem resgatadas pela Polícia Militar Ambiental de lá e não terem condições de voltarem para natureza.


Quem já visitou o aquário sabe o quanto eles são simpáticos e brincalhões. Até o dia 31 de maio o Oceanic Aquarium em parceria com o Projeto Lontra realiza uma semana temática com uma série de atividades presenciais e onlines com o objetivo de sensibilizar diversos públicos para a importância da conservação da lontra neotropical (Lontra longicaudis). Isso porque no dia 29 de maio é comemorado o Dia Mundial da Lontra e no dia 30 o Dia Nacional da espécie.


Uma das atividades presenciais será o enriquecimento ambiental especial para o Geam e Carlos. Essa ação que já é realizada no aquário, consiste em atividades divertidas para eles, especialmente para estimular o comportamento natural desses animais. A programação conta também com uma oficina infantil de criação coletiva e contação de histórias: “Sou Lontrinha”, seguindo todos os protocolos de segurança, para crianças entre 7 e 10 anos.



E no Instagram @oceanicaquarium serão feitas postagens temáticas, um desafio virtual o “Sentinelas da cidade” e uma live sobre conservação da lontra com o Projeto Lontra.


Parceria

O Oceanic Aquarium acordou uma parceria com o Instituto Ekko Brasil responsável pelo Projeto Lontra em Florianópolis (SC). O aquário vai manter custear a alimentação e o fornecimento de serviços veterinários para o Instituto. “O Oceanic Aquarium gera mais de setenta empregos diretos, proporciona lazer e conhecimento para as pessoas, além disso outro pilar da nossa missão é a sustentabilidade e conservação das espécies.


Por isso para nós, assim como já fizemos com outras instituições, é uma honra ser apoiador oficial de um projeto que tem 35 anos de existência e que realiza um trabalho tão importante como esse na reabilitação das lontras”, explica Cristiano Buerger Filho,diretor do Grupo Oceanic.

Desde 1986 o Projeto Lontra trabalha com a lontra brasileira. As ações do Projeto abrangem a recuperação, conservação e ampliação do conhecimento da espécie. “A parceria ajudará as duas instituições a promover o engajamento do público para a conservação da espécie”, comenta André Neto, biólogo do Oceanic. Pelo fato da lontra ser um animal cativante e brincalhão, ela representa uma espécie de bandeira na educação ambiental, mobilizando crianças e adultos na proteção da biodiversidade, da água e dos serviços ecossistêmicos.



Programação

Ações OnLine no @oceanicaquarium

*Postagens e conteúdos temáticos;

*Desafio Sentinela da Cidade - para quem quiser se engajar na conservação da espécie na cidade onde estiver;

* Live no Instagram dia 29 às 19h sobre a conservação da lontra com equipe do Projeto Lontra.


Ações Presenciais

*Enriquecimento ambiental no recinto das lontras;

*Palestra para os colaboradores;

*Oficina de criação coletiva e contação de histórias “Sou Lontrinha” de 26 a 28 das 13h às 16h. Inscrições no link: https://forms.gle/vm9jwkyyv9PABbY1A, escolha o horário, são 10 crianças por vez.


Horários⠀

Oceanic Aquarium: Seg a sex: 9h às 17h | Sáb e dom: 9h às 18h (horários bilheteria) ⠀

Ingressos: R$48,00 e R$24,00 meia-entrada

Rua 4000, n.133 – Barra Sul, Balneário Camboriú (SC)


Por Ana Círico






whatscamboriu.png