Banner - Vem K - 1040x250.jpg

Morador de Balneário Camboriú recebe sementes chinesas pelos Correios




Um morador de Balneário Camboriú, o engenheiro Pedro de Castro e Carneiro, do bairro Ariribá, recebeu nesta segunda-feira uma carta vinda dos Estados Unidos.


Ao abrir a encomenda encontrou um pacote que estaria com sementes chinesas.


Pedro pretende levar as sementes até a secretaria de Agricultura de Itajaí. Já a prefeitura de Balneário Camboriú, orientou os moradores a levaram às sementes até a Epagri. Esse é o primeiro caso de sementes remetidas para moradores da região.


Desde setembro moradores de quase todos os estados brasileiros têm recebido junto com as encomendas sementes.


ANÁLISES FEITAS


Nas análises feitas pelo laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, foram encontrados um ácaro vivo, três fungos diferentes, duas bactérias e quatro possíveis plantas que podem se tornar pragas no Brasil.



Na análise foram avaliadas somente 39 amostras dos mais de 258 pacotes que o ministério da Agricultura já recebeu de 24 estados e do Distrito Federal. A recomendação é não abrir os pacotes e não cultivar as sementes.


O governo trabalha com indícios de que o envio dessas sementes seja uma estratégia de sites de vendas on line. Eles despachariam as sementes não solicitadas para registrar compras e notas falsas, e assim melhorar a pontuação. A suspeita ainda não foi confirmada.




3254 05 - WEB BANNER - CALEBE - 960X960