Laboratório de Testagem realizou mais de mil coletas para o exame do Coronavírus



Com pouco mais de três semanas de funcionamento, o Laboratório de Testagem de Balneário Camboriú já realizou 1.034 coletas para o exame do coronavírus.


Desde a inauguração, no dia 13 de maio, o laboratório testa profissionais sintomáticos da linha de frente, além de pacientes com sintomas leves, encaminhados pela Atenção Básica ou Vigilância Epidemiológica do município. A estrutura está em anexo ao Hospital Municipal Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n) e funciona das 7h às 19h, com horário marcado.



A nova medida faz parte da intensificação de testagem do município, que desde o início de maio passou a incluir também os pacientes com sintomas leves. Esta iniciativa, na qual permite isolar os sintomáticos ainda no início do aparecimento dos sinais da doença, reflete na diminuição de pacientes que necessitam de um tratamento mais intensivo.


Das 1.034 testagem realizadas, aproximadamente, 66.1% dos resultados foram negativos, totalizando 668 testes. Por outro lado, 151 resultados foram positivos para o coronavírus, o que corresponde em torno de 17,2%. O restante dos números representam os testes inconclusivos (0,5%) e os exames em andamento (15,9%). O resultado dos testes é dado em torno de 24 horas, por meio de um convênio firmado pelo Município com o laboratório Genolab, de Blumenau.

Vale ressaltar que os profissionais da linha de frente que apresentarem um sintoma leve ou mais devem se dirigir para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Nações.


Aos pacientes a orientação é que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os sintomas são: irritação na garganta, coriza, tosse, dor de cabeça, indisposição física, não sendo necessário apresentar todos os sintomas. É importante prestar a atenção na falta de paladar e perda do olfato.

WhatsApp Image 2021-02-27 at 15.08.36.jp
3105 06 - PORTAL CALEBE MORENO 728x90 -

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2014