Hospital Marieta recebe mais 20 respiradores do governo de Santa Catarina




Nesta segunda-feira (27), o Hospital Marieta Konder Bornhausen, localizado na cidade de Itajaí, recebeu do governo de Santa Catarina, mais 20 monitores multiparâmetros e 20 ventiladores produzidos pela empresa catarinense, WEG, para o combate à epidemia da Covid-19.



A cidade contabiliza desde o começo da pandemia, segundo dados do governo de SC, 86 mortes e 3.237 casos confirmados da doença.


Os equipamentos foram levados do centro de distribuição da SES (Secretaria de Estado da Saúde), que fica na Grande Florianópolis, para Itajaí e vão ser utilizados na criação dos novos leitos destinados à população da região da Foz do Rio Itajaí.


A unidade ainda recebeu recursos, incluindo a tabela cheia da nova Política Hospitalar Catarinense, sem necessidade de comprovação de metas de produção. A operação foi realizada pela SES em parceria com a Defesa Civil e com apoio da Polícia Militar.


O secretário de Estado da Saúde André, Motta Ribeiro, destacou que além de cuidar do fornecimento de equipamentos e de recursos, o Estado vem se empenhando na conquista das habilitações de leitos junto ao Ministério da Saúde.


“O nosso esforço é no sentido de fornecer tudo que for preciso para que essas unidades possam ativar mais leitos de UTI”, disse.


O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de acordo com a SES recebeu 50 dos 500 respiradores pulmonares adquiridos pelo poder executivo estadual junto à WEG, sendo 10% do total.



616 novos leitos em SC


De acordo com a SES, desde o início da pandemia, o governo do Estado já criou 616 leitos de UTI para atender pacientes graves com o novo coronavírus. Destes, 570 foram habilitados pelo Ministério da Saúde e 46 aguardam aprovação.

whatscamboriu.png