• Camboriú Noticias

Hoje dia 8 de julho completa cinco anos do 7 x 1 diante da Alemanha


Hoje, dia 8 de julho, completa exatamente cinco anos do maior vexame do futebol brasileiro: a goleada sofrida diante da Alemanha por 7 x 1 em pleno Mineirão, em jogo de um semifinal de Copa do Mundo.


Sobre o jogo, pouco a falar. Basta lembrar que alguns jogadores alemães confessaram mais tarde em entrevistas que decidiram tirar o pé, para que a humilhação não fosse ainda maior.


Mas o que mudou no futebol brasileiro desde então? Bom, na época da tragédia, nada mudou. Tanto que havia a expectativa de uma reformulação geral, um novo treinador, nova comissão técnica, novas ideias. Até que em setembro a CBF anunciou o nome do novo técnico: Dunga. Dunga?  “Mais um gol da Alemanha” e um atraso inevitável no ciclo de preparação para a copa seguinte, Rússia 2018. Diante da Bélgica vimos o resultado.


E hoje? Ainda longe de uma organização ideal. A impressão é que vamos demorar para voltar a ser novamente o país do futebol, ou que vamos voltar a conquistar uma Copa do Mundo em brevemente.


É preciso tirar os olhos do retrovisor de conquistas e passar a olhar com carinho para o presente. Ajustar calendários, mais transparência e acreditar em trabalho de base, visando resultados a médio e a longo prazo.


O caminho é longo, o desafio é enorme. Mas para que os 7 x 1 não sejam jamais esquecidos, é necessário arregaçar as mangas, trabalhar seriamente, assimilar conhecimentos do futebol que estão praticando em várias partes do mundo sem àquela típica arrogância de que não precisamos aprender nada pois somos os melhores. Não, não somos mais os melhores há muito tempo.


Para finalizar, a tragédia dos sete a um diante da Alemanha há cinco anos, tem que servir como foi a tragédia de 1950 no Maracanã, na derrota diante do Uruguai. Ali, no meio de choros dos torcedores por todo o Brasil, estava nascendo uma nova ideia, uma nova concepção, a do Brasil vencedor de 1958, 1962 e 1970.


Por FÁBIO MACHADO

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019