Fenômeno da Maré Seca pode atingir Balneário Camboriú

Fenômeno poderá causar encalhe de embarcações e ampliar a faixa de areia nas praias



Toda a costa catarinense sofrerá com a ocorrência de maré seca de terça-feira (24) até sexta-feira (27), segundo o alerta feito pela Epagri. A persistência do vento norte e nordeste associado com a alta pressão, favorece o afastamento das águas da costa. Como o fenômeno amplia a faixa de areia nas praias, isso pode prejudicar a saída e entrada de embarcações e causar encalhes.


— Os pescadores vão ter que escolher períodos de maré mais alta para sair ou entrar no mar. Devem ficar de olho na tábua de marés para tomar a melhor decisão — afirma Argeu Vanz, oceonógrafo Epagri.


Segundo o oceanógrafo, a situação deve ser mais crítica na região Sul do estado, já que a amplitude de marés nestas regiões já é menor e com o fenômeno deve ficar mais acentuada. Para ele, a maré seca deve aparecer mais vezes no estado até o final deste anos e no início de 2021.



— Está tudo dentro do normal. Nesta época do ano temos muita predominância do vento nordeste e esse vento é fundamental para causar a maré baixa. Vamos ter um pouco mais deste fenômeno no verão, porque geralmente esse é o tipo caracteristico da estação. Ele desencadeia um fenômeno oceanográfico que faz com que as águas se afastem da costa.


Por Carolina Fernandes





whatscamboriu.png