Dos 7 casos de coronavírus em Itajaí, seis são de um grupo de pessoas que viajou no mesmo cruzeiro



Dos sete casos de coronavírus diagnosticados em Itajaí, seis são de um grupo de pessoas que viajou no mesmo cruzeiro, pela Itália e Grécia, e retornou ao Brasil em 13 de março. Ao todo, 11 moradores de Itajaí que fizeram a viagem tiveram sintomas e foram submetidos ao teste de coronavírus - além dos seis positivos, um resultado foi negativo e outros quatro inconclusivos.


Richelle Parodi, enfermeira responsável pelos agravos agudos na Vigilância Epidemiológica de Itajaí, diz que alguns pacientes sentiram os sintomas ainda durante a viagem. Outros, passaram mal ao chegar ao Brasil. Segundo ela, desde que desembarcaram, em Santos (SP), eles obedeceram rigorosamente à orientação de isolamento, e não tiveram contato com outras pessoas. Os casos positivos são de pessoas entre 22 e 44 anos.


Orientação


Richelle explicou que, de acordo com orientação do Ministério da Saúde para casos de pessoas que viajaram ao exterior, desde a última quinta-feira (19) são monitorados apenas os pacientes que apresentam sintomas graves. Os demais, ao chegar ao Brasil, devem fazer sete dias de isolamento - caso não tenham sintomas.


- Se a pessoa não apresentou nada, está liberada depois de sete dias. Mas se tiver tosse, coriza ou mal estar, deve ficar atenta e em isolamento por 14 dias. O paciente deve procurar a unidade de saúde quando tiver febre e dificuldade de respirar, quadros que não tem como conduzir em casa - explica.


Até o último boletim divulgado pelo Estado, na segunda-feira (23) à noite, Santa Catarina tem 86 casos de coronavírus confirmados. Itajaí tem sete, ao todo. Além dos seis que viajaram no cruzeiro, um homem de 26 anos que é de São Paulo e estava na cidade quando apresentou os sintomas da doença. Ele voltou para São Paulo, onde está isolado.


Um novo decreto do governador Carlos Moisés (PSL) estenderá o período de quarentena em Santa Catarina por mais sete dias.


PorDagmara Spautz

Receba nossas atualizações

  • Instagram - White Circle
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019