Defesa Civil alerta para temporais em Santa Catarina

A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de temporais neste sábado (29) em diversas regiões de Santa Catarina. Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte têm risco de chuva intensa, descargas elétricas e rajadas de vento.



Um alerta para chuvas volumosas já havia sido emitido na sexta-feira (28) pelo órgão. Na madrugada de sexta, temporais isolados foram registrados em diversas regiões do estado. Em Campo Novos, no Oeste de SC, casas foram destelhadas e também houve queda de árvores.



Além da chuva, granizo e um vento forte foram registrados no município. A Celesc registrou queda de energia em razão dos temporais em pelo menos dez cidades do Oeste. Entre elas Videira, Caçador e Fraiburgo.


Neste sábado, a Defesa Civil também emitiu nota sobre as condições marítimas. Grande Florianópolis e Litoral Sul devem ter ondas de 1 a 1,5 metros. No domingo (26), o mar fica agitado com ondas de até 2,5 metros. Há chance de ressaca.


Orientações


A orientação da Defesa Civil é que durante as chuvas a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia. Se estiver na praia, a recomendação é que jamais fique na água.


Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.


Por DC




whatscamboriu.png