3321-04-CALEBE-CAMBORIU-NOTICIAS-900x150.jpg

Cuidado com o golpe do Pix agendado; Saiba como funciona

Os relatos de golpe do Pix agendado se multiplicaram na internet nos últimos dias e acenderam a luz vermelha das autoridades de segurança pública de Santa Catarina.

Mesmo sem divulgar quantos casos já foram registrados no Estado, a Polícia Civil emitiu um alerta à população para evitar que criminosos façam mais vítimas.



A nota publicada nesta quinta-feira (17) explica como os golpistas agem. Eles agendam um Pix para a conta da vítima e na sequência entram em contato informando que realizaram a transação errada. Pedem, então, que a pessoa devolva o suposto valor imediatamente alegando que alguém da família precisa com urgência do recurso.


É nesta simulação de desespero que muitos caem no golpe sem perceber na hora que se trata de um crime. Ao olhar o extrato, o valor até aparece. Mas nervosa em devolver o dinheiro, a vítima não se dá conta de que o montante aparece como “Crédito Futuro” e acaba mandando o dinheiro para os golpistas, que então cancelam o Pix agendado.


Resultado? A vítima fica com o prejuízo.


A Polícia Civil alerta que Pix agendado não é garantia de que o valor vai cair na conta, e recomenda: desconfie de depósitos de desconhecidos; não devolva o valor no mesmo dia; confirme que o dinheiro de fato entrou na sua conta.


Em casos de suspeita de golpe, a recomendação é registrar o caso através do telefone 181. Quanto mais informações a pessoa tiver para passar à polícia, melhor é para auxiliar nas investigações.


Por Talita Catie




whatscamboriu.png
3319 - 10 - WEB BANNER - CALEBE - 960x960.jpg