3321-04-CALEBE-CAMBORIU-NOTICIAS-900x150.jpg

Construtora Pasqualotto: dona do maior prédio da América Latina e sua trajetória

Construtora dona de empreendimentos como o Yachthouse, em Balneário Camboriú, tem forte atuação no litoral de Santa Catarina e segue em ritmo de expansão


O convidado do último episódio é Alcino Pasqualotto Neto, empresário com apenas 34 anos, e hoje presidente e sócio majoritário da construtora Pasqualotto. Com vocação empreendedora, ele iniciou seus trabalhos na empresa em 2003 e assumiu a presidência quando ocorreu uma transição do modelo familiar para profissionalização da gestão.


As principais obras da construtora estão no litoral catarinense, em Itapema e Balneário Camboriú, como por exemplo o YACHTHOUSE by Pininfarina, conhecido como o maior residencial da América Latina. Com mais de 27 anos de atuação e mais 300 mil m2 construídos pela região, a Pasqualotto é referência em acabamento, estilo e serenidade nos negócios.


Neste episódio, o executivo conta que a história da empresa começa em família. O pai começou a trabalhar em uma olaria no Mato Grosso do Sul e em seguida abriu uma loja de construção com o avô e um tio. Por questão de segurança e de qualidade de vida, no início da década de 1990, a família toda se mudou para o litoral de Santa Catarina, em Itapema, onde abriram uma outra loja de material para construção. Um ano depois da mudança, começaram a construir na região.

“A época era de instabilidade econômica e minha família sofria para receber pagamentos. Por isso, resolveram apostar e começar a construir sem intermediários. E assim eu cresci no meio das obras. Minhas brincadeiras eram na areia, com canos de pvc e desentortando pregos”, lembra Alcino.


O executivo começou a trabalhar com 17 anos na empresa, onde atualmente divide sociedade com o irmão mais novo. Por quase duas décadas de vida da empresa, toda a área construída ficou concentrada em Itapema, o que mudou a cara da cidade.


Depois de 2012, a Pasqualotto começou a expandir para o litoral catarinense e agora já atua em todas as cidades da costa. Atualmente há mais de 1 milhão de metros quadrados em construção. “Ainda temos muitos terrenos já comprados para construir nos próximos anos”, diz o executivo.


Acabamento e estilo


A Pasqualotto é uma referência em termos de acabamento e estilo. Prova disso é a construção do Yachthouse, edifício residencial mais alto da América Latina, que fica em Balneário Camboriú.

O prédio de 81 andares e quase 300 metros de altura é a menina dos olhos da empresa. “Pensamos em cada detalhe para que fosse um projeto atemporal. Daqui muitos anos vão olhar e perceber que ali foi feita uma obra de arte”, afirma Alcino.


Para viabilizar a construção, a equipe da construtora percorreu diversos países, como Dubai, Polônia, Portugal e Panamá, até encontrar o formato certo do projeto. O time de profissionais responsáveis conta com especialistas de várias naturalidades e com consultores que já atuaram em empreendimentos similares ao redor do mundo. “Criar esse empreendimento é um exercício de conexão”, define o executivo.


Entre os diferenciais do prédio está o elevador capaz de percorrer os quase 300 metros em menos de um minuto. Tudo no prédio é superlativo.

Para garantir a exclusividade e o conforto, a questão da segurança foi prioridade. Alcino explica que todos os padrões exigidos por lei foram superados. “Por exemplo, o estrutural do edifício deve ser calculado com 40% a mais de peso ou de capacidade de carga, nós calculamos 100%. Tudo foi feito acima da margem”, diz.


Por MoneyLab

whatscamboriu.png
3319 - 10 - WEB BANNER - CALEBE - 960x960.jpg