Banner - Vem K - 1040x250.jpg

Chuva causa deslizamentos e alagamentos em Balneário Camboriú


Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, amanheceu com ruas cobertas de água neste domingo (27). A chuva forte que caiu nas últimas horas causou deslizamentos e alagamentos em diversos bairros da cidade. Com a intensidade do fenômeno, a areia da praia na região central sofreu erosões.


Conforme o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, o sistema de drenagem não conseguiu escoar toda a chuva que caiu entre este sábado e domingo, principalmente nesta madrugada.


Foram 46 milímetros em 24 horas, de acordo com dados atualizados no meio desta manhã. A vizinha Camboriú foi a que registrou o maior volume do Estado, com 101 milímetros em 24 horas.


Estabelecimentos da Avenida Atlântica, na região central, tiveram de secar os imóveis que acabaram inundados. A Defesa Civil ainda não contabilizou todos os pontos e locais afetados, mas informou que foram diversos, como a Avenida das Flores, Centro, Nações, Vila Real e Praia dos Amores. A água já baixou na maioria dos lugares, o que normalizou o tráfego de veículos.


Houve também ao menos três pontos de deslizamento de terra nos bairros Nova Esperança, Nações e Interpraias. Em um dos casos o barro invadiu a área externa de uma casa. Em outro, margens de uma rua.


Risco de novos deslizamentos


Além da nota da Defesa Civil emitida neste sábado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais divulgou neste domingo um alerta sobre a possibilidade de deslizamentos em Balneário Camboriú. No texto, destaca que a estimativa é que haja mais de 500 pessoas em 136 moradias expostas ao risco.

“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação em encostas por moradias vulneráveis em sistema corte-aterro. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que pode ocorrer um número significativo de deslizamentos induzidos e deslizamentos esparsos em encostas naturais”, diz o alerta.


Alagamento na Avenida Atlântica


Vídeo feito nesta manhã mostra como região central de Balneário Camboriú estava após a chuva.


Por Bianca Bertoli



3193 14 - Calebe Moreno - 960x960.jpg
3254 05 - WEB BANNER - CALEBE - 960X960