Banner - Vem K - 1040x250.jpg

Casos suspeitos de coronavírus em SC são descartados



A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC) descartou os dois casos suspeitos de coronavírus que haviam sido notificados em Santa Catarina.


No fim da tarde desta quarta-feira, após a coletiva em que o Ministério da Saúde informou a existência de duas suspeitas em SC e outras sete em todo o país, o Estado recebeu a confirmação do exame feito no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen). O teste confirmou o diagnóstico como positivo para Influenza B, um dos vírus da gripe.

Com isso, os casos passam de suspeitos para descartados no sistema da Dive-SC. A informação será repassada ao Ministério da Saúde, que deve atualizar o status dos casos até esta quinta-feira.


Casal suspeito fez escala em Pequim, na China


As suspeitas descartadas de coronavírus envolvem uma mulher de 29 anos e um homem de 28 anos, ambos moradores de São José, na Grande Florianópolis.


Eles viajaram para Bangkok, na Tailândia, no dia 26 de dezembro, e voltaram para o Brasil em 12 de janeiro. Na viagem, fizeram escalas em Madrid, na Espanha, e em Pequim, na China, o que motivou a suspeita de coronavírus, já que o país vive um surto de coronavírus, com 132 pessoas mortas desde o início do mês. Eles passaram 12 horas na cidade chinesa.


A mulher começou a apresentar sintomias no dia 25 e o homem, no dia 28. Eles procuraram atendimento médico na UPA Continente, em Florianópolis, com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza. Os pacientes receberam alta e receberam orientação para ficar em casa, sem receber visitas ou sair para lugares públicos.


Por Jean Laurindo

3254 05 - WEB BANNER - CALEBE - 960X960