3321-04-CALEBE-CAMBORIU-NOTICIAS-900x150.jpg

Brusque registra o primeiro caso de sarampo em duas décadas



Depois de 20 anos sem registro de sarampo, Brusque voltou a ter um caso da doença em 2020. A assessoria de imprensa da prefeitura confirmou nesta segunda-feira (13) que a cidade foi notificada pela Secretaria de Estado da Saúde a respeito do paciente, um menino de 1 ano e 2 meses.

A criança, moradora do Dom Joaquim, deu entrada na Unidade Básica de Saúde de Brusque com sintomas como tosse, febre, coriza e manchas no corpo. Por conta da suspeita de sarampo, todas as pessoas que tiveram contato com o menino foram monitoradas. No total, 28 pessoas foram imunizadas contra a doença e os demais no círculo do garoto estavam com a carteira de vacinação em dia.


O menino foi medico e passa bem, porém o caso gera o alerta sobre os cuidados com a doença. De acordo com a enfermeira Alícia Maria de Andrade Fagundes, diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, o método mais fácil de prevenção é a vacina, que é gratuita à comunidade.


— O ideal é que o morador vá com sua carteira nos posto de saúde, para que o vacinador possa conferir e aplicar a dose quando necessário. Em fevereiro o Ministério da Saúde vai promover uma grande campanha, mas até lá, ele já poderá procurar a UBS, visando sempre a prevenção — aponta.


Por Augusto Ittner

whatscamboriu.png
3319 - 10 - WEB BANNER - CALEBE - 960x960.jpg