Bondindinho é leiloado e não voltará a rodar em Balneário Camboriú

Suspenso pela pandemia, o vaivém dos Bondindinhos em Balneário Camboriú – carretas coloridas que faziam o transporte entre Avenida Atlântica e Avenida Brasil - não voltará a acontecer. Os veículos foram leiloados pela Expressul, empresa que tocava o serviço. A prefeitura pretende licitar novamente o transporte turístico, mas com outro formato.



Os Bondindinhos faziam parte da identidade de Balneário Camboriú. Quem passou o verão na cidade, nos últimos 30 anos, reconhecia com facilidade as inconfundíveis carretas coloridas, decoradas com motivos infantis. No verão, circulavam dia, noite e madrugada adentro levando os veranistas e os baladeiros. No resto do ano, eram usados especialmente pelos idosos, moradores da cidade.



Sem uso após a suspensão do transporte, os Bondindinhos foram vendidos em leilão a empresas de diversas cidades, dentro e fora do Estado. Itapema ficou com um, Laguna com outro. Veículos também foram vendidos para municípios do Nordeste do país.


>>Balneário Camboriú após alargamento da praia central; Veja como vai ficar


A venda de ativos foi uma forma de movimentar o caixa da Expressul, que tocava o serviço. A empresa também era responsável pelo transporte circular nos bairros de Balneário Camboriú. Com a pandemia e a suspensão temporária dos serviços, decidiu suspender o contrato com o município, que era válido até 2027.


>>Balneário Camboriú já vacinou quase 40 mil pessoas contra Covid-19


As linhas interbairros passaram a ser cobertas, parcialmente, pela Viação Praiana – empresa que responde pelo transporte intermunicipal na região. Ricieri Moraes, gestor do Fundo Municipal de Trânsito, disse que o município trabalha na elaboração de um novo edital para o transporte coletivo.


Esse novo contrato contemplará o serviço de ônibus urbanos, sem previsão de transporte turístico no molde do Bondindinho. Outro edital, separado, será aberto para a rota Avenida Atlântica – Avenida Brasil. Os termos estão sendo discutidos com a Secretaria Municipal de Turismo.



- Teremos um edital de transporte turístico nos mesmos moldes do Bondindinho, mas não com o mesmo tipo de equipamento. Serão atendidos requisitos como melhor acessibilidade e segurança – explicou.


A expectativa do gestor de trânsito é que a contratação do novo serviço esteja concluída até novembro, para atender aos turistas na próxima temporada de verão.


Por Dagmara Spautz

whatscamboriu.png