VÍDEO:Balada 'La Belle" que já foi interditada pela Justiça promove festa de Carnaval na Praia Brava

Na noite desta terça-feira (16) e madrugada de quarta-feira (17), o evento de Carnaval ocorreu na balada "La Belle" situada na Praia Brava, em Itajaí. A balada já foi interditada pela Justiça por descumprir as medidas de segurança para conter o avanço do coronavírus, e novamente promoveu festa.

Em vídeos é possível ver centenas de pessoas aglomeradas, dançando e bebendo ao som de um DJ que tocava em um espaço. As imagens mostram muitas pessoas sem qualquer distanciamento social,

As imagens mostram pessoas em pé, uma ao lado da outra, sem qualquer distanciamento social. Em nenhum momento dos vídeos publicados nas redes sociais é possível notar pessoas utilizando máscaras. A festa teve divulgação pelo perfil do estabelecimento. Era possível fazer reservas de mesas e espaços do local por WhatsApp.


>Volta às aulas: liberado 100% da capacidade das salas de aula em Santa Catarina


O advogado do estabelecimento, Guilherme Cattani, disse “desconhecer o acontecimento” e que não recebeu “qualquer informação sobre [o evento]”. Ele sinalizou que irá “averiguar se houve algo extraordinário” durante a última noite. Até a publicação desta reportagem, o representante legal da balada não havia retornado.


Em outras imagens publicadas nas redes sociais é possível ver, também, um policial militar de Balneário Camboriú dançando e cantando no meio da aglomeração na Praia Brava. As imagens foram publicadas na própria rede social do PM e de forma pública, já que o perfil é aberto. Poucas horas depois, o policial publicou uma outra imagem, desta vez próximo a uma viatura sinalizando que estaria iniciando a jornada de trabalho.


>Motorista de aplicativo é assaltado e torturado em Itajaí


O Comandante da Polícia Militar de Balneário Camboriú, Daniel Nunes da Silva, esclareceu que os policiais devem cumprir as normas sanitárias da Secretaria de Saúde do Estado, caso contrário, assumem a responsabilidade legal como qualquer outro cidadão. As imagens serão apuradas e um procedimento administrativo deve ser aberto para que o policial que aparece nas imagens possa se manifestar.

Vale lembrar que a Polícia Militar é uma das instituições responsáveis justamente por fiscalizar desrespeitos às medidas sanitárias e por evitar aglomerações que possam acelerar o contágio da Covid-19.


PM diz que houve fiscalização


A Polícia Militar de Itajaí diz que houve fiscalização em algumas baladas da região, o entanto, até o momento da publicação desta matéria os dados de interdição e orientação dos estabelecimentos não foram divulgados.

A Foz do Vale do Itajaí, onde fica a Praia Brava, está no risco “gravíssimo” para a contaminação da Covid-19, de acordo com a última matriz divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado. Por este motivo, baladas, pubs e festas não são permitidas.


>Caminhoneiro desaparecido é encontrado em cativeiro


O restaurante-balada em questão já foi parar na Justiça por promover aglomeração e festas clandestinas e foi abordado pela fiscalização por pelo menos duas vezes em três dias seguidos em dezembro de 2020. Em janeiro, junto com outro estabelecimento, a La Belle já havia sido interditada por uma determinação da Justiça, sob uma multa de R$ 200 mil.


Por Brenda Bittencourt

whatscamboriu.png